Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de junho de 2020

gsecp

Mensagem S. Exa. a Secretária de Estado das Cominudades Portuguesas

Neste Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, quero saudar todos os portugueses e lusodescendentes que vivem nos mais de 190 países onde existe registo da presença de cidadãos nacionais.

Sendo uma celebração conjunta do nosso país, de todos os portugueses e lusodescendentes, da nossa cultura e da nossa língua, permitir-me-ão, caros compatriotas, uma saudação especial à nossa Comunidade na África do Sul, país no qual, a par da Região Autónoma da Madeira, estava previsto realizarem-se as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas este ano.

Juntamos, em Portugal, por ocasião da comemoração do Dia Nacional, a evocação de um dos nossos maiores poetas, que “cantou”, com arte e engenho, os primeiros passos da Globalização dados pelos nossos navegadores há mais de cinco séculos. Feitos que perduram na memória coletiva e que recordamos, entre 2019 e 2022, nas comemorações da primeira viagem de circum-navegação.

A partir de 1978 as “comunidades portuguesas” foram associadas ao Dia de Portugal, num justo reconhecimento do seu significado para o nosso país, da valorização da sua ligação a Portugal e do contributo que dão para a afirmação do Portugal no mundo. A afirmação de um Portugal competente, confiável, resiliente, vinculado aos valores europeus, humanista, empreendedor, inovador e solidário.

Como escreveu Ferreira de Castro, “os homens transitam do Norte para o Sul, de Leste para Oeste, de país para país, em busca de (…) um futuro melhor”. Nós, Portugueses, também o fizemos. Somos globais. Nunca nos bastámos: enquanto país, enquanto Estado, sobretudo enquanto gente. Fomos, saímos, desbravámos, prosperámos, mas sempre mantendo a ligação a Portugal e à cultura portuguesa.

 

À data de hoje, estima-se que cerca de um terço da população com nacionalidade portuguesa – 5,3 milhões – vive fora de Portugal. Portugal tem comunidades com mais de 75 mil pessoas, espalhadas por quatro continentes (Europa, América, África e Ásia) para além de núcleos relevantes na Oceânia. Temos perto de 700 cidadãos portugueses e lusodescendentes eleitos, a desempenhar funções politicamente relevantes. Existem cerca de 2.000 associações de matriz portuguesa pelo Mundo, a cumprir uma importante missão de promoção cultural e de natureza filantrópica e social, que deve ser reconhecida.

Vivemos, por estes dias, um momento de exceção, mas unidos, conseguiremos ultrapassar as dificuldades.

Quero deixar uma palavra de conforto para as famílias dos nossos conterrâneos que, em Portugal ou no estrangeiro, foram vitimados pela pandemia bem como para aqueles que estão a sentir os seus efeitos negativos nas suas vidas. Juntos, com o trabalho louvável do pessoal de saúde, das forças de segurança, dos professores, entre tantos outros profissionais valiosos, nos quais se incluem também os portugueses que vivem e trabalham no exterior, estamos a começar a retomar, com adaptações, o nosso dia-a-dia.

Ao longo dos últimos sete meses, tive já o privilégio de ter estado em contacto com algumas das nossas Comunidades. Visitei o Brasil, França, Luxemburgo e a Venezuela. Planeio retomar essa interação com todos vós no estrangeiro, assim que as condições o permitam.

É nosso objetivo, no Ministério dos Negócios Estrangeiros e na Secretaria de Estado, continuar a estreitar a proximidade entre Portugal e as Comunidades Portuguesas. Ao mesmo tempo, garantir que os nossos nacionais no estrangeiro têm a proteção e o apoio adequados, quando dele necessitam. Procurar que o atendimento seja próximo, o mais abrangente possível, célere e adaptado aos dias de hoje, sempre que as circunstâncias o permitam.

Para tanto, são disso exemplo o Novo Modelo de Gestão Consular, cujas primeiras medidas estão já a ser implementadas, as melhorias ao Programa Regressar, a atenção permanente ao Ensino do Português no Estrangeiro, a reformulação dos mecanismos de Apoio Social, a aprovação para breve, do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) ou a melhoria das condições técnicas, tecnológicas e de recursos humanos dos Postos Consulares, entre outras medidas.

No dia de Portugal, quero ainda enaltecer o importante trabalho de toda a Rede Diplomática e Consular, diferentes Serviços do Estado, Associações e Organizações Comunitárias, Conselheiros das Comunidades e de todos aqueles que, nas mais variadas áreas, contribuem para dignificar o nome do nosso país no estrangeiro.

Porque sei que muitos portugueses no estrangeiro querem vir de férias a Portugal, repito que são muito bem-vindos e tudo faremos para que possam reencontrar a família e amigos neste Verão.

Portugal é o somatório de todos os portugueses, sem distinções.

As comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo são dos melhores representantes do nosso país, da sua cultura e da sua história!

Obrigada em nome de Portugal.

Berta Nunes
Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas


 Escudo

Caros Compatriotas e Amigos,

Em 10 de Junho celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, uma data que nos une pela História, pela Língua, e pelos valores consagrados na Constituição da República Portuguesa.

Nesta ocasião quero antes de mais convidar-vos a ler a mensagem da Senhora Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Dra. Berta Nunes, por ocasião das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Os eventos comemorativos deste ano, em Portugal e pelo mundo fora, foram prejudicados pela epidemia de COVID-19, mas a importância desta data permanece inalterada. Ao mesmo tempo, somos Portugueses e lusodescendentes todos os dias, não só no dia 10 de Junho. A nossa ligação a Portugal, e a atenção com que seguimos as questões ligadas ao nosso país, que são afinal questões nossas, deve ser permanente.

Essa ligação a Portugal passa também pela Língua Portuguesa, que é a nossa língua, e aquela que devemos passar aos nossos Filhos. A Língua Portuguesa faz parte da educação das futuras gerações, e não esqueçamos que a educação é indispensável para dar aos mais novos os conhecimentos e as qualificações que lhes permitirão ter um futuro melhor, defender os seus direitos, serem Cidadãos intervenientes e contribuir para o bem comum.

A Comunidade Portuguesa e Luso-descendente na Bélgica é numerosa e sobretudo muito respeitada. Todos os seus membros, no seu dia a dia, prestigiam a imagem de Portugal e contribuem para o reforço das excelentes relações entre Portugal e a Bélgica.

Assim continuará a ser no futuro, e a Embaixada de Portugal, para além da prestação normal dos serviços consulares que queremos melhorar continuamente está empenhada em apoiar até ao limite das suas possibilidades a nossa Comunidade, individualmente e por intermédio das suas Associações e meios de comunicação social representativos.

Assinalo ainda que as comemorações oficiais do Dia 10 de Junho serão transmitidas pela RTP 1 e RTP Internacional.

Este ano as comemorações contam com uma parceria entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e a RTP; aqui fica também a ligação para o vídeo de promoção do programa "Portugal no Mundo", que será dedicado às comemorações oficiais do 10 de junho. O programa estará também disponível na plataforma RTP Play. O vídeo está já disponível na página Facebook do MNE, podendo ser partilhado a partir daí ou descarregado na seguinte ligação:

https://wetransfer.com/downloads/36a87db38da6483dcfÐ92eal 3fa08d5e20 200604155544/a6ec4b586d60dfe2f62c363eN75ccbb20200604155609/906 fd8

Outra iniciativa do maior interesse é o projeto "Para mim Portugal é:", lançado pelos docentes que integram, na Bélgica, a Rede de Ensino do Português no Estrangeiro.

Os alunos ilustraram este pensamento através de meios audiovisuais (fotografia ou vídeo) ou de um texto (em prosa ou em poema) para, de uma forma original, partilharem o seu sentimento em relação ao nosso país.

Em colaboração com o jornal Luso.eu (Jornal das Comunidades na Bélgica), foi criado um pequeno vídeo ilustrativo de alguns dos trabalhos realizados, que será publicado nas redes sociais e no sítio internet da Embaixada, com os demais trabalhos; este vídeo poderá ser visualizado e descarregado através da ligação: https://vimeo.com/426804462 com a palavra passe LP2020

Caros Compatriotas e Amigos,

Como bem salienta a Senhora Secretária de Estado, "Portugal é o somatório de todos os Portugueses, sem distinções. As Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo são dos melhores representantes do nosso país, da sua cultura e da sua historia.

A todos vós, às vossas Famílias na Bélgica e em Portugal, a todas as Associações e meios de comunicação social da nossa Comunidade, envio, em nome pessoal e da Embaixada de Portugal, as mais calorosas saudações e votos de um feliz Dia 10 de Junho!

Rui Tereno

Embaixador de Portugal


 

De  forma a assinalar o dia 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, os docentes da rede de ensino do português na Bélgica, lançou um desafio aos alunos dos cursos de língua e cultura portuguesas, partindo da menção: "Para mim Portugal é:”

Vejam este pequeno vídeo em que os alunos partilham das mais diversas formas, o sentimento que nutrem por Portugal.

Faremos mais publicações ao longo dos próximos dias! Estejam atentos!

  • Partilhe