tereno

Caros Compatriotas e Amigos,

Bem-vindos à página da Embaixada de Portugal em Bruxelas, onde assumi funções em 20 de fevereiro.

O papel desta Missão Diplomática é a promoção do relacionamento bilateral entre Portugal e a Bélgica, a defesa dos nossos interesses políticos, económicos e culturais - em particular a difusão da Língua Portuguesa - e ainda a assistência aos cidadãos Portugueses que vivam ou estejam de passagem por este país.

Portugal e a Bélgica estão unidos pelos valores, interesses e objetivos comuns da União Europeia, e por uma longa Amizade que é o cimento das nossas relações bilaterais.

Como recentemente salientou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Prof. Augusto Santos Silva, a prioridade dada às questões europeias impõe-se pela necessidade de nesse quadro afirmarmos e defendermos interesses nacionais, sobretudo agora que se avizinha a Presidência Portuguesa, no primeiro semestre de 2021.

Fazemo-lo por outro lado com a convicção de estarmos a contribuir para o objetivo do aprofundamento da coesão e prosperidade da Europa e dos seus Cidadãos, num espírito de solidariedade e responsabilidade conjunta.   

Ao mesmo tempo, a par da vertente europeia, a nossa ação externa enquadra-se numa estratégia coerente que visa nomeadamente: o crescimento e a internacionalização da nossa economia; a presença de Portugal num plano global, não só pela via das relações com cada país como também pela participação ativa em Organizações Internacionais como a ONU, NATO, e muitas outras; a promoção da Língua Portuguesa e das relações específicas com os países lusófonos no quadro da CPLP; o estreitamento da relação transatlântica, designadamente com os EUA; a constante ligação às Comunidades Portuguesas e a defesa dos seus interesses; um papel interventivo no que diz respeito a questões, ou mesmo ameaças, à escala planetária, como as alterações climáticas.

Neste contexto deve salientar-se a realização da 2ª Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, que Portugal coorganizará com o Quénia. Esta iniciativa exemplifica bem o papel de liderança do nosso país em matérias de relevância global e que simultaneamente têm uma ligação direta com os interesses nacionais, designadamente no que respeita à proteção e valorização dos nossos recursos marinhos. 

Cabe à Embaixada aplicar estas orientações no plano bilateral e dar a conhecer o nosso país, o seu sucesso em múltiplos domínios, e as suas oportunidades, em parceria com a muito prestigiada Comunidade Portuguesa, cujo contributo é fundamental para a imagem tão positiva que nosso país tem na Bélgica.

Eu e os meus Colaboradores estamos empenhados em aprofundar, com manifestações concretas, o excelente relacionamento que existe entre as Autoridades e os Cidadãos de Portugal e da Bélgica, e manter um diálogo e uma colaboração estreita com a nossa Comunidade.

Queremos que esta página seja um elo eficaz de ligação com os nossos Compatriotas, mantendo-os informados sobre os serviços da Embaixada e da Secção Consular, bem como de outras entidades nacionais, com o objetivo de ir ao encontro das suas necessidades e aspirações, e prestar-lhes a melhor assistência possível. 

                                                                    Rui Manuppella Tereno

  • Partilhe